Departamento de Ética e Integridade

A INTEGRIDADE no desporto e a ÉTICA DESPORTIVA constituem-se como padrões de conduta que são transversais a todo o universo do CENTRO CULTURAL E DESPORTIVO DE BREJOS DE AZEITÃO.

“Comportamento gera comportamento” e o nosso clube pretende o comportamento dos nossos Atletas, Dirigentes, Técnicos, Staff e Encarregados de Educação sejam um exemplo de Lealdade, respeito pelo próximo, assimilar as diferenças; promovendo a igualdade e a diversidade.

TODOS TEMOS A OBRIGAÇÃO DE AFIRMAR O NOSSO CLUBE COMO O SÍMBOLO DA FREGUESIA, DE UMA REGIÃO COM IDENTIDADE E VALORES!

ÉTICA DESPORTIVA

Mais do que segmentar as boas práticas de ética ou comportamentos íntegros por grupos de agentes, implementamos neste manual o que pretendemos para o nosso clube, sempre em consonância com as campanhas nacionais em vigor pelas demais entidades que tutelam o desporto em Portugal.


No Código de Ética Desportiva são considerados três dimensões fundamentais:

► A ética desportiva em todas as suas vertentes, mas particularmente como meio de prevenção dos fenómenos sociais que, por qualquer forma ou grau, atentem contra a essência do desporto, tais como: a violência; a dopagem; o racismo; a xenofobia; discriminação social; e todos os atos e/ou omissões que desvirtuem a verdade desportiva.

► A educação pelo desporto, como forma de fomento da prática de múltiplos valores humanos, mas também como forma de defesa dos hábitos de vida saudável, do meio-- ambiente, dos espaços lúdicos, de lazer e de desporto. Nesta dimensão educativa, os agentes desportivos assumem um elevado grau de responsabilidade através do seu exemplo, em particular para com os mais jovens.

►O fairplay/Jogo limpo no desporto, com o inerente fomento do respeito e do cumprimento estrito das regras, bem como da amizade, do respeito mútuo e da correção no relacionamento com todos os que se entrecruzem no desporto, nomeadamente com os adversários.

INTEGRIDADE NO FUTEBOL

RECONHECE: não te deixes enganar por quem te faça promessas, ofereça dinheiro ou outros presentes para viciar um jogo ou resultado!
REJEITA: não aceites combinar um resultado nem apostes no teu próprio jogo, competição ou desporto. Não permitas que ninguém aposte por ti. Diz não!
REPORTA: se alguém se aproximar de ti para combinar um resultado ou um jogo, se te oferecerem dinheiro em troca de favores ou informação confidencial, denúncia em Integridade.fpf.pt.
SÊ TRANSPARENTE: Nunca combines um resultado ou um jogo. Joga com honestidade. O futebol deve ser jogado num espírito de justiça e respeito. As competições desportivas devem ser sempre um teste honesto das capacidades de cada jogador e equipa e os seus resultados devem manter-se incertos. Evita os vícios e a contração de dívidas que te tornem “presa fácil” para indivíduos sem escrúpulos.
SÊ FIRME: Se alguém se aproximar de ti para tentar combinar um resultado ou viciar um momento de jogo, se te oferecerem dinheiro em troca de favores ou informação privilegiada, deves reportar imediatamente às entidades competentes. Procura canais seguros para o efeito: integridade.fpf.pt.
SÊ CUIDADOSO: Nunca partilhes informação da tua equipa. Enquanto jogador, treinador, dirigente ou funcionário de um clube, podes ter acesso a informação privilegiada (que não está acessível ao público em geral, designadamente relacionada com a lesão de um jogador ou as escolhas do treinador). Esta informação é considerada do foro interno do clube e não pode ser partilhada. Se violares esta regra, podes ser sancionado disciplinarmente.
SÊ INTELIGENTE: Conhece as regras nacionais e internacionais federativas e as leis do país, antes de dares início a uma época desportiva, especialmente no que toca ao setor das apostas. Muitos países têm aprovado legislação e regulamentação desportiva nesta matéria e as sanções aplicáveis aos infratores são cada vez mais severas.
SALVAGUARDA-TE: Nunca apostes no teu próprio desporto. Não apostes em ti mesmo ou nos teus adversários nem permitas que alguém o faça por ti. Não aceites qualquer pagamento ou benefício que possa colocar-te numa posição de risco. Em caso de dúvida, informa-te junto das instituições que tutelam o teu desporto ou a tua competição.

BULLYING E VIOLÊNCIA NO DESPORTO

O CENTRO CULTURAL E DESPORTIVO DE BREJOS DE AZEITÃO, condena e repudia todo a prática de bullying, pelos seus atletas e violência no desporto, dentro e fora de campo.

Considera-se brincadeira, qualquer ato pontual em que não há a promoção de danos psicológicos e/ou físicos no outro, sendo algo esporádico que não ultrapassa o limite do próximo.

Bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, causando dor, angústia e sofrimento.

O limite entre brincadeiras e bullying que não é fácil de identificar, mas se as “piadas” são repetidamente centradas no mesmo atleta, e esse não gosta da forma como é tratado pelos colegas, então podemos estar perante uma situação de bullying.

TIPOS DE BULLYING

BULLYING FÍSICO: como o próprio nome indica, implica a existência de atos agressivos como empurrar, amarrar ou prender a vítima, bem como dar pontapés, cuspir, roubar dinheiro ou estragar objetos pessoais.

BULLYING VERBAL: os principais comportamentos a registar são as injúrias, gritos, humilhações verbais e críticas.

BULLYING SOCIAL: apresenta como comportamentos típicos a invenção de mentiras, boatos/rumores, comentários negativos e exclusão da vítima em trabalhos de grupo/atividades.

CYBERBULLYING: consiste numa tipologia de bullying mais recente, impulsionado pelo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Esta forma de bullying caracteriza-se pela divulgação de informação falsa, assédio, perseguição, tudo isto através de SMS, e-mail, redes sociais, ou outros veículos de comunicação semelhantes.

O QUE FAZER?


NÃO ALINHES: Nunca incentives o Bullying e evita as risadas, mesmo que subtis. O teu comportamento pode piorar (ou melhorar) a situação do teu colega atacado. Tu tens um papel importante.

NÃO IGNORES: Mesmo que não apoies os comportamentos de bullying, o teu silêncio contribui para que esses episódios se repitam.

DEFENDE E APOIA: Com o teu apoio, a vítima pode sentir-se mais segura para lidar com o problema.

TOMA UMA POSIÇÃO: Regista todos os episódios (quando, onde, quem) e reporta-os a um adulto de confiança (ex. pai, amigo, treinador ou outro técnico do clube, etc.). Pede-lhes ajuda para resolver deste problema junto do clube.
 

Se for detetado algum incumprimento devem efetuar o registo na Plataforma de Denuncia, para que o clube possa encaminhar o caso para as autoridades competentes.

PLATAFORMA DE DENÚNCIA

Por favor complete o seguinte formulário.

captcha Por favor, preencha o campo com a solução de cálculo que você vê na imagem, entre subtração e soma.
Um website emjogo.pt